O Primeiro brasileiro a pisar na Lua





O Tenente-Coronel da Força Aérea Brasileira,Marcos Cesar Pontes Nascido na cidade de Bauru interior de São Paulo foi o primeiro brasileiro a pisar em solo lunar, na missão batizada "Missão Centenário", em referência à comemoração dos cem anos do voo de Santos Dumont no avião 14 Bis, realizado em 1906.

A Missão foi realizada em 30 de março de 2006, partiu em direção à Estação Espacial Internacional (ISS) a bordo da nave russa Soyuz TMA-8, com oito experimentos científicos brasileiros para execução em ambiente de microgravidade. Retornou no dia 8 de abril a bordo da nave Soyuz TMA-7.

Em julho de 2012, foi eleito um dos "100 maiores brasileiros de todos os tempos" em concurso realizado pelo SBT com a BBC de Londres.

O Brasil e a Rússia assinaram em 18 de Outubro de 2005,um acordo que possibilitou a realização da Missão Centenário, que levou o primeiro astronauta brasileiro,o então Tenente-Coronel Marcos César Pontes à Estação Espacial Internacional (ISS). A "Missão Centenário", em referência à comemoração dos cem anos do voo de Santos Dumont no avião 14 Bis, realizado em 1906.

A Missão foi realizada em 30 de março de 2006,no Centro de Lançamento de Baikonur (Cazaquistão),que partiu em direção à Estação Espacial Internacional (ISS) a bordo da nave russa Soyuz TMA-8, com oito experimentos científicos brasileiros para execução em ambiente de microgravidade. Retornou no dia 8 de abril a bordo da nave Soyuz TMA-7.

Marcos Cesar Pontes Nasceu na cidade de Bauru interior de São Paulo em 11 de março de 1963,formou-se no Colégio Liceu Noroeste, em sua cidade natal(Bauru),em 1980. Em 1984 tornou-se bacharel em tecnologia aeronáutica pela Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga, São Paulo. Em 1989 ingressou no curso de engenharia aeronáutica no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos, São Paulo, recebendo onde recebeu o título de engenheiro em 1993. Em 1998 concluiu o mestrado em engenharia de sistemas pela Naval Postgraduate School, em Monterrey, Califórnia.

Marcos Pontes também foi agraciado com a Medalha Santos Dumont e com a Medalha de Ouro Yuri Gagarin, pela Federação Aeronáutica Internacional.

Como piloto da FAB possui mais de 1.900 horas de voo em mais de vinte modelos de jatos da frota da FAB.


Em junho de 1998 foi selecionado para o programa espacial da NASA, para a candidatura a que o país tinha direito no programa espacial do governo estadunidense, pelo fato de integrar o esforço multinacional de construção da Estação Espacial Internacional.

Iniciou o treinamento obrigatório em agosto daquele ano no Centro Espacial Lyndon Johnson, em Houston. Em dezembro de 2000, ao concluir o curso, foi declarado oficialmente "astronauta da NASA"e fez seu vôou inagural em 2003.

Em julho de 2012, foi eleito um dos "100 maiores brasileiros de todos os tempos" em concurso realizado pelo SBT com a BBC de Londres.

Um comentário:

Anônimo disse...

Porque escreveu que ele pisou na Lua se ele só foi até a Estação Internacional?