O Primeiro jornal do Mundo


 

O primeiro Jornal em que se tem conhecimento,data-se de 59 anos a.c,na antiga roma durante o governo do imperador Júlio César.
O Jornal se chamava  Acta Diurna Populi Romani,era escrito em grandes placas brancas e expostas em lugares públicos populares e trazia notícias diárias sobre eventos políticos e sociais, guerras, sentenças judiciais, execuções e escândalos no governo. corretor de imóveis
O primeiro jornal impresso,foi publicado como um panfleto manuscrito a partir de 713 d.C., em Kaiyuan, em Pequim, na China. Kaiyuan era o nome dado ao ano em que o jornal foi publicado. 
Em 1440, Johannes Guttenberg desenvolveu  uma tecnologia chamada prensa móvel, que podia utilizar vários caracteres avulsos gravados em blocos de madeira ou chumbo, que eram rearrumados numa tábua para formar palavras e frases do texto.
 
Na Baixa Idade Média, as folhas escritas com notícias comerciais e econômicas eram muito comuns nas ruidosas ruas das cidades burguesas. Em Veneza, as folhas eram vendidas pelo preço de uma gazeta, moeda local, de onde surgiu o nome de muitos jornais publicados na Idade Moderna e na Idade Contemporânea.
Esta arte propagou-se com uma rapidez impressionante pelo vale do Rio Reno e por toda a Europa. Entre 1452 e 1470, a imprensa conquistou nove cidades germânicas e várias localidades italianas, bem como Paris e Sevilha. Dez anos depois, registava-se a existência de oficinas de impressão em 108 cidades; em 1500, o seu número era de 226.
Durante o século XVI os centros mais produtivos eram as cidades universitárias e as cidades comerciais. Veneza continuou a ser a capital da imprensa, seguida de perto por Paris, Leon, Frankfurt e Antuérpia. A Europa tipográfica começava a deslocar-se de Itália para os países do Norte da Europa, onde funcionava como elemento difusor do humanismo e da Reforma oriunda das cidades italianas
 

Nenhum comentário: