O Primeiro Livro




O livro é de grande importância em nossas vidas.É através da leitura de livros que aprimoramos nossa escrita,e assim densevolvemos nossas habilidades intelectuais,e nos aprofundamos em conhecimentos.
corretor de imóveis
Mas o livro no início era bem diferente do que conhecemos hoje.Ele surgiu a amais ou menos  quatro mil anos atrás.
Os primeiros suportes utilizados para a escrita foram tabuletas de argila ou de pedra. Em seguida veio o khartés (volumen para os romanos, forma pela qual ficou mais conhecido), que consistia em umcilindro de papiro, facilmente transportado. Aos poucos o papiro foi sendo  substituído pelo pergaminho, excerto de couro bovino ou de outros animais. O pergaminho acaba sendo substituído pelo códex, que era uma compilação de páginas, não mais um rolo. 

O livro continua sua evolução com o aparecimento de margens e páginas em branco. Também surge a pontuação no texto, bem como o uso de letras maiúsculas. Também aparecem índices, sumários e resumos, e na categoria de gêneros, além do didático, aparecem os florilégios (coletâneas de vários autores), os textos auxiliares e os textos eróticos. Progressivamente aparecem livros em língua vernacular, rompendo com o monopólio do latim na literatura. O papel passa a substituir o pergaminho, e logo em seguida o livro começa a ser imprenso.
As primeiras imprenssões consistia originalmente da gravação em blocos de madeira do conteúdo de cada página do livro; os blocos eram mergulhados em tinta, e o conteúdo transferido para o papel, produzindo várias cópias.
Foi em 1405 surgia na China, através de Pi Sheng, a máquina impressora de tipos móveis, mas a tecnologia que iria provocar uma revolução cultural moderna foi desenvolvida por Johannes Gutenberg.
No Ocidente, em 1455, Johannes Gutenberg inventa a imprensa com tipos móveis reutilizáveis, o primeiro livro impresso nessa técnica foi a Bíblia em latim.


Fonte:wikipedia, Oficina literária,e Oficina das Letras.
 

Nenhum comentário: